CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

17365 - DESAFIO DA CLASSIFICAÇÃO DE GRUPOS ALIMENTARES: RELATO DA REALIZAÇÃO DE PAINEL DE ESPECIALISTAS
ADRIANA DE ANDRADE GOMES - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DÉBORA MARTINS SANTOS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FLÁVIA DOS SANTOS BARBOSA BRITO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Objetivo: Relatar o uso do painel de especialistas como estratégia para auxiliar na decisão quanto a alocação de alimentos em grupos, visando a estruturação de base de dados alimentares harmonizada.
Métodos: Participaram do encontro seis especialistas atuantes na área de nutrição clínica/ambulatorial e pesquisadores/professores da área de nutrição. Os convidados receberam previamente um roteiro de trabalho, contendo objetivos, justificativas e metodologia abordando informações sobre a condução do “painel de especialistas” e harmonização de base de dados alimentares. A classificação dos alimentos em grupos proposta pelo pesquisador, baseada nos dados de disponibilidade alimentar domiciliar da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, foi enviada aos especialistas para apreciação prévia. Durante o encontro, foram expostas as dúvidas e lacunas surgidas durante o processo de harmonização, e em seguida realizada discussão.
Resultados: O painel contribuiu para a reorganização dos grupos de alimentos. Os 1121 alimentos previamente distribuídos em 15 grupos e 33 subgrupos, passaram a constituir 14 grupos e 42 subgrupos. As preparações culinárias e os alimentos com maior grau de industrialização, tais como tapioca, suco/refresco de fruta, chá mate e adoçante, foram alguns dos itens que apresentaram maior dificuldade para serem classificados em grupos.
Conclusões: A realização do painel de especialistas se mostrou uma ferramenta adequada para encontrar respostas consistentes com relação a estruturação de base de dados alimentares harmonizada, levando em consideração a experiência de outros profissionais/pesquisadores da área de nutrição. A participação de diferentes especialistas possibilitou a articulação de visões e a redução de possíveis tendências advindas do olhar exclusivo do pesquisador.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação