11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
17596 - O EFEITO DA MATURAÇÃO SEXUAL NA AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES JÉSSICA CUMPIAN SILVA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), CAMILA MEDEIROS DA SILVA MAZZETI - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ANA ELISA MADALENA RINALDI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, BEATRIZ MEDEIROS DE SÁ - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ALINE MICAELE REIS SANTOS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, DANIELLE ROCHA CRUZ - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), WOLNEY LISBOA CONDE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Objetivos
Estimar os efeitos da maturação sexual sobre a composição corporal, a partir de índices multivariados do estado nutricional(EN).
Métodos
Adolescentes escolares [n=833;10-15anos] Piracicaba(Brasil) e 3321 EUA(NHANESIII). Aplicou-se análise dos componentes principais(ACP) para definir padrões multivariados do EN a partir de medidas antropométricas(peso, altura, dobras cutâneas e circunferência da cintura), composição corporal(ângulo de fase) e exames bioquímicos(glicose, colesterol, triglicérides e hemoglobina).Cada padrão(P1-P4) foi utilizado como variável latente no modelo de efeitos mistos. No nível individual a variável de explicação foi sexo e no segundo nível os estágios de maturação(Tanner), idade, sexo e escore socioeconômico.
Resultados
Os quatro primeiros componentes são responsáveis por 63% da variabilidade em Piracicaba e 71% em NHANESIII. Os padrões foram os mesmos para os inquéritos. O P1 foi caracterizado por variáveis antropométricas (dobras cutâneas e circunferência da cintura - expressando adiposidade). O P2 expressa crescimento linear (idade, altura, peso e ângulo de fase). O P3 caracterizado por colesterol, triglicérides e glicose, (marcadores metabólicos ligados à adiposidade). O P4 caracterizado ângulo de fase e de hemoglobina (positivo) e glicose (negativo) (marcadores metabólicos relacionados à massa magra). A adequação da amostra em relação ao grau de correlação parcial entre variáveis foi estimada por Kaiser-Meyer-Olkin(KMO), 0,80(Piracicaba) e 0,87(NHANESIII). No modelos de efeitos mistos 78% da variância foi atribuível à maturação sexual no P2 e para os outros padrões a variância atribuível foi inferior a 5%.
Conclusão
A avaliação do estado nutricional de adolescentes não requer ajuste por maturação sexual. O diagnóstico nutricional baseado em um indicador univariado gera confusão.
|