11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
17701 - SINTOMAS RESPIRATÓRIOS EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA CERÂMICA: UM ESTUDO TRANSVERSAL LUCAS TRAMUJAS - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, JULIA PEREIRA COSTA - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, FLÁVIO LIBERALI MAGAJEWSKI - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, BETINE PINTO MOEHLECKE ISER - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Objetivo: A indústria cerâmica é uma atividade importante no plano econômico.
Evidências sugerem que a poluição do ar no local de trabalho está associada com uma vasta gama de doenças respiratórias ocupacionais, devido a isso procurou-se analisar a prevalência de sintomas respiratórios em trabalhadores da indústria cerâmica no Sul de Santa Catarina.
Métodos: Estudo transversal com utilização de estatística descritiva e analítica, realizado no ano de 2013 com 161 trabalhadores de duas indústrias cerâmicas especializadas na produção de telhas e pisos. Os trabalhadores foram avaliados por meio de questionários validados para identificar fatores sociodemográficos, história ocupacional, fatores de exposição ocupacional, sintomas respiratórios e tabagismo.
Resultados: A idade média dos trabalhadores foi de 27 anos (± 9,2 anos). 87% eram do sexo masculino. A prevalência de sintomas respiratórios foi de 67,7%. Na regressão logística, apenas o tempo de exposição foi associado aos sintomas respiratórios (p=0,025).
Conclusão: A prevalência de sintomas respiratórios nos trabalhadores da indústria cerâmica demonstrou-se elevada e os métodos de produção da indústria cerâmica, mesmo com a incorporação de inovações tecnológicas, permanecem associados a um ambiente laboral geralmente de baixa qualidade em relação a poluentes e à exposição à agentes de risco.
|