11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
17731 - PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS A DOR LOMBAR EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE JOÃO MARCOS BERNARDES - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, ADRIANO DIAS - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP
Objetivos: estimar a prevalência e investigar os fatores associados à ocorrência de dor lombar em profissionais de saúde de Botucatu, São Paulo, Brasil.
Métodos: trata-se de um estudo transversal, com amostragem de conveniência de 304 profissionais de saúde que atuam no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Foi utilizado um questionário auto-aplicável para coletar dados individuais, ocupacionais, psicossociais e de sintomatologia de dor lombar. Dor lombar foi definida como sendo dor na região inferior das costas, que apresentasse pontuação de no mínimo 4 em uma escala numérica de dor que varia entre 0 e 10, com duração superior a uma semana ou que estivesse presente ao menos uma vez por mês nos 3 meses anteriores à pesquisa. A associação do desfecho com as variáveis independentes foi analisada através de modelos de regressão logística.
Resultados: Entre os 304 participantes a prevalência de dor lombar foi de 57,6%. A ocorrência de dor lombar associou-se ao histórico de dor lombar nos últimos 6 meses (OR 18,095, IC 95% 8,070–40,576) e a realização de transferências de pacientes entre diferentes superfícies manualmente (OR 1,792, IC 95% 1,096–2,930).
Conclusões: A prevalência de dor lombar entre os profissionais de saúde avaliados foi elevada. Entre as atividades profissionais analisadas a transferência manual de pacientes esteve associada à ocorrência de dor lombar, portanto, deve-se buscar ativamente reduzir os riscos inerentes a essas atividades através do uso de equipamentos auxiliares mecânicos.
|