CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

17784 - QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL NO SUL DO BRASIL
ADRIANA VIEIRA CAMERINI - FURG, SILVIO OMAR MACEDO PRIETSCH - FURG


objetivos:O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal e fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e de morbidade auto referida.
métodos: Um estudo transversal com amostra representativa de estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande, no sul do Brasil, foi realizado entre abril e junho de 2015. Utilizou-se amostragem aleatória sistemática e um total de 1423 estudantes participaram do estudo obtendo-se uma taxa de resposta de 82% (média de idade= 26 anos, DP=8,3). Foram utilizados questionários auto aplicados e confidenciais. O instrumento foi o Oral Impacts on Daily Performances-OIDP para medir a qualidade de vida em saúde bucal. Foi realizada análise descritiva, análise bruta e ajustada de regressão de Poisson com ajuste robusto de variância, seguindo um modelo hierarquizado.
resultados: Impacto dos problemas de saúde bucal na qualidade de vida dos universitários, em ao menos uma das nove atividades diárias avaliadas (OIDP>0), foi de 57,7% (IC95% 55,0-60,4). A prevalência do alto impacto (OIDP≥3) foi de 18,9% (IC95% 16,8-21,0). Estiveram significativamente associados ao alto impacto dos problemas bucais nas atividades diárias estudantes que apresentaram as seguintes condições: sexo feminino, mais velhos, menor renda, menor escolaridade materna, maior frequência de consumo de açúcar, baixa frequência de escovação, fumantes e que tiveram dor bucal no último semestre.
conclusões: Portanto, podemos concluir que a qualidade de vida destes estudantes vem sendo afetada por problemas relacionados à saúde bucal e políticas de saúde deveriam ser planejadas visando grupos de maior vulnerabilidade.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação