CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

17804 - TRATAMENTO DA TUBERCULOSE E CONSUMO DE ÁLCOOL, DROGA E TABACO
LUCIANA NUNES SOARES - UFPEL, JÉSSICA OLIVEIRA TOMBERG - UFPEL, FERNANDA CRISTÓVÃO MARTINS - UFPEL, LÍLIAN DE MOURA DE LIMA - UFPEL, LUIZE BARBOSA ANTUNES - UFPEL, DAGOBERTA ALVES VIEIRA - UFPEL, ROXANA CARDOZO GONZÁLES - UFPEL


OBJETIVO: Identificar consumo de álcool, drogas e fumo pelas pessoas em tratamento da tuberculose em três municípios do estado do Rio Grande do Sul.
METODOLOGIA: Estudo descritivo, de corte transversal, realizado nos municípios de Pelotas, Canoas, Sapucaia do Sul, prioritários para as ações de controle da tuberculose, entre abril de 2013 a janeiro de 2014 com aplicação de entrevista semiestruturada. Participaram do estudo 283 pessoas em tratamento da tuberculose. Para a apresentação dos dados utilizou-se a distribuição de frequências relativas e absolutas. Pesquisa aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa, parecer número 310.801 de 2013.
RESULTADOS: Observou-se que 37,3% (105) das pessoas consumiam bebidas alcoólicas, e 41,2 % (119) referiram fazer uso de tabaco, destes, 28,0% (79) relataram uso diário. O consumo de outras drogas foi referido por 10,3% (29) das pessoas que participaram da pesquisa.
CONCLUSÃO:
Estudo mostra que o consumo de álcool, fumo e drogas está presente no cotidiano de uma parcela das pessoas em tratamento, fato importante a ser abordado pelas equipes de saúde no processo de atenção, devido à repercussão na regularidade e conclusão do tratamento da tuberculose.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação