11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
17831 - SALA DE SITUAÇÃO EM SAÚDE & MORTALIDADE MATERNA: MONITORAMENTO DAS GESTANTES DA REDE SUS CURITIBA CRISTIANE YUMI NAKAMURA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA, SANDRA DURAN OTERO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA, JULIANE CRISTINA COSTA OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA
Objetivos: A Sala de Situação em Saúde objetiva agregar informações de diferentes setores relacionadas ao mesmo problema de saúde. Uma das situações monitoradas é mortalidade materna e fatores de risco, com informações dos óbitos e de atenção à gestante - captação precoce, consultas e exames de pré-natal, encaminhamentos para Atenção Especializada, etc.
Métodos: Os encaminhamentos das gestantes de risco aos hospitais de referência são monitorados semanalmente e as informações, em gráficos, são enviadas num painel aos setores que possuem algum envolvimento com a situação monitorada.
Resultados: em dez/16 demonstrou-se aumento no número de gestantes aguardando por consulta de obstetrícia risco (média de 18 dias aguardando em fila pela consulta), chegando, na segunda semana de jan/17, a 270 gestantes em fila (média de 27 dias). Foi sinalizado que algumas gestantes continuavam em fila devido a critérios que não correspondiam mais às ofertas existentes. Os setores responsáveis realizaram uma “correção administrativa” dos encaminhamentos e estudo para aumento da contratualização de mais consultas na referida especialidade. No final de jan/17, verificou-se redução de 41% do número de gestantes em comparação a dez/16. No final de fev/17 houve aumento do número de consultas com a nova contratualização, e na primeira semana de mar/17 foi visível a redução das gestantes em fila (n=55, média de 12 dias).
Conclusões: A agregação das informações dentro de um único painel, proporcionou uma leitura visual rápida e prática da situação em tela, com dinamismo no processo desde o conhecimento, planejamento e tomada de decisão no enfrentamento desta situação específica.
|