CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

17977 - RISCO ESPACIAL PARA MORTALIDADE POR TUBERCULOSE EM MUNICÍPIO DA TRÍPLICE FRONTEIRA
MARCOS AUGUSTO MORAES ARCOVERDE - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO / UNIVERSIDADE EST DO OESTE DO PR, EDUARDO PUTTON - SECRETARIA MUNCIPAL DE SAÚDE. PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU, MARIA LUIZ TOPANOTTI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU, FRANCISCO CHIATAVALLOTI NETO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LUANA SALES ALVES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE. ESCOLA DE ENFERAMGEM EM RIBEIRÃO PRETO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, AYLANA DE SOUZA BELCHIOR - ESCOLA DE ENFERMAGEM RIBEIRÃO PRETO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, JOSILENE DÁLIA ALVES - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO, UNVERSIDADE DE SÃO PAULO, MIGUEL FUENTEALBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, DANIELLE TALITA SANTOS - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, MELLINA YAMAMURA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LUIZ HENRIQUE ARROYO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA. ESCOLA DE ENFERMAGEM RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO., IVANELIZA SIMIONATO DE ASSIS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA. ESCOLA DE ENFERMAGEM RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, RICARDO ALEXANDRE ARCÊNCIO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA. ESCOLA DE ENFERMAGEM RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


No Brasil, a mortalidade por TB se coloca como grande desafio, pois reflete a não acessibilidade ao diagnóstico e tratamento hoje disponíveis pela rede pública.
Objetivo: Identificar aglomerados com altas taxas de mortalidade e os seus riscos relativos (RR) no município de Foz do Iguaçu.
Método: Trata-se de estudo ecológico, tendo como unidade de análise os setores censitários do município de Foz do Iguaçu, localizado na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Foram levantados os casos de mortes por tuberculose como causa básica no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Para identificação de aglomerados e RR foi utilizado o software Satscan v9.3., com cálculo dos respectivos Intervalos de Confiança em 95% (IC 95%). O período estudado foi de 2004 a 2015. Foram construídos mapas com o RR por meio do software ARCGIS® desktop versão 10.10.
Resultados: De 66 casos de óbitos geocodificados dentre os 320 setores censitários foi identificado um (1) aglomerado espacial contendo 10 casos. A taxa anual de mortalidade foi de 2,2/100.000; o RR foi de 5.07 (IC 95%: 4,03 a 6,11). Embora as análises espaço-temporal e da tendência espaço-temporal não indicarem aglomerados significativos, a análise de tendência mostrou crescimento da taxa em 3,25% ao ano no município estudado.
Conclusões: Além do município apresentar taxa anual superior a média nacional, os resultados mostram que ele ainda apresenta crescimento da mortalidade por TB. Foi possível identificar um aglomerado de alto risco que representa, aproximadamente 15% dos casos.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação