11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
18018 - QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE DIABÉTICOS NA POPULAÇÃO DE CAMPINAS CECILIA CORREA AVILA - UNICAMP, MARGARETH GUIMARÃES LIMA - UNICAMP, MARILISA BERTI DE AZEVEDO BARROS - UNICAMP
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) segundo a presença do diabetes e de complicações e limitações provocadas pela doença.
Material e Método: Estudo transversal de base populacional que utilizou dados do Inquérito de Saúde ISACamp 2014/15 do município de Campinas. Para avaliar a QVRS utilizou se o SF-36. As variáveis dependentes foram os 8 domínios e os componentes físico (CF) e mental (CM) do SF-36. As variáveis independentes foram: ter diabetes, ter complicações e ter limitações decorrentes dessa doença. Foram calculadas as medias dos escores e os betas coeficientes ajustados por sexo e idade por regressão linear múltipla.
Resultados: Os escores médios foram significativamente menores entre os diabéticos, principalmente na capacidade funcional (β=-8,3) e aspectos físicos (β=-7,3). Diabéticos sem complicações não apresentaram prejuízo da QVRS em nenhum componente; enquanto que aqueles com complicações o prejuízo foi superior a 8 pontos em todas as escalas, principalmente em capacidade funcional (β=-20,9), aspectos físicos (β=-18,2), emocionais (β=-16,0) e sociais (β=-16,6). Diabéticos sem limitação não tiveram prejuízo em nenhuma escala, mas as diferenças foram crescentes com o grau de limitação sendo maiores do que 20 pontos em todos os domínios com destaque em capacidade funcional (β=-36,3), aspectos físicos (β=-44,0), emocionais (β=-45,7) e sociais (β=-38,9) e maiores do que 13 pontos nos dois componentes.
Conclusões: Verificou-se que as complicações e limitações decorrentes do diabetes impacta, com grande magnitude, a QVRS dos pacientes tanto na dimensão física quanto mental. No entanto não foram observadas associações nos pacientes sem complicações e limitações.
|