CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

18352 - IMPACTO DE INTERVENÇÃO CULINÁRIA COM UNIVERSITÁRIOS: AUTOEFICÁCIA NO CONSUMO DE VEGETAIS
GREYCE LUCI BERNARDO - UFSC, ANA CAROLINA FERNANDES - UFSC, MANUELA MIKA JOMORI - UFSC, CLAUDIA FLEMMING COLUSSI - UFSC, MARGARET D. CONDRASKY - CLEMSON UNIVERSITY, ROSSANA PACHECO DA COSTA PROENÇA - UFSC


Objetivo: Avaliar impacto imediato e sustentado (6 meses) de intervenção culinária na autoeficácia em consumir e utilizar frutas, legumes e verduras (FLV) em estudantes universitários.
Métodos: Estudo de intervenção controlado randomizado e longitudinal visando o desenvolvimento de habilidades culinárias e alimentação saudável. Amostra de 82 universitários foi randomizada em grupo controle (GC) e grupo intervenção (GI). O GI participou do programa Nutrição e Culinária na Cozinha (adaptado do programa estadunidense Cooking With Chef) durante 2 meses, por meio de 5 oficinas culinárias e 1 visita técnica à mercado que comercializava alimentos in natura, enquanto o GC não sofreu nenhuma intervenção. Um questionário validado foi autopreenchido online antes (T1), logo depois (T2) e 6 meses após (T3) à intervenção. A autoeficácia no consumo e na utilização de FLVs foi analisada utilizando escala de confiança do tipo Likert. Utilizou-se Chi-quadrado, Test-t ou Mann-Whitney para comparar os grupos no baseline. Teste t pareado foi usado para análises intragrupos. Para análises entre grupos, foi utilizada análise de covariância (ANCOVA) com ajuste para os desfechos no baseline.
Resultados: Completaram o questionário nos três momentos 76 estudantes. Verificou-se aumento da autoeficácia no GI em consumir (p<0,001) e utilizar (p<0,001) FLVs, e este efeito foi sustentado no T3. Os resultados foram semelhantes no modelo ajustado, indicando que as mudanças ocorridas no GI foram efeito da intervenção, quando comparados ao GC.
Conclusões: A intervenção culinária mostrou-se eficaz para o aumento da confiança em consumir e utilizar FLVs pelos estudantes universitários, podendo contribuir para práticas alimentares mais saudáveis.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação