CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

18396 - VALIDAÇÃO DA INFORMAÇÃO AUTO-REFERIDA SOBRE REALIZAÇÃO DO EXAME DE PAPANICOLAOU
MARIA TERESA BUSTAMANTE TEIXEIRA - PPG SAUDE COLETIVA, NATES, UFJF, VANIA GIRIANELLI - FIOCRUZ, CARMEN GAMARRA - UNILA, YARA VASCONCELOS - UFJF, ANGELICA ATALA CAMPOS - PPG SAÚDE COLETIVA - UFJF, GULNAR AZEVEDO E SILVA - IMS/UERJ


Objetivo: Avaliar a validade da informação auto-referida sobre a realização do último exame de Papanicolaou em mulheres assistidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Métodos: A informação auto-referida sobre a realização do exame foi obtida em estudo transversal com mulheres de 20 a 59 anos atendidas por unidades com ESF, mediante aplicação de questionário. A informação padrão-ouro foi obtida por meio de levantamento nas Unidades do estudo dos resultados dos exames de Papanicolou que são rotineiramente recebidos e transcritos para um caderno de controle. Para os resultados identificados eram anotados a data da realização do exame de Papanicolaou. O nível de concordância entre o auto-relato e os registros foi avaliado, assim como o índice Kappa.
Resultados: Foram incluídas na análise 572 mulheres para as quais foram identificados resultados dos exames de Papanicolaou no caderno de registro das UAPS estudadas. A concordância entre o auto-relato e o padrão-ouro determinado pela identificação do laudo do exame foi de 78,3%, com um índice Kappa de 0,57 (p=0,025) apontando para uma concordância moderada. A concordância diminuiu à medida que o intervalo de tempo entre a realização do exame e a coleta de dados da pesquisa aumentou, verificando-se uma concordância de 97% para os exames realizados antes de 1 ano, de 88,9%, entre 1 e 2 anos, 60% entre 2 a 3 anos e de 52,1% para mais de 3 anos. Conclusão: A informação auto-referida sobre realização do exame de Papanicolaou apresentou validade aceitável para ser utilizada na avaliação da cobertura.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação