11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
18774 - PERFIL DOS CASOS DE VIOLÊNCIA ATENDIDOS NA PERÍCIA FORENSE DO ESTADO DO CEARÁ KERMA MÁRCIA DE FREITAS - UNIFOR/FVS, ROSA LÍVIA FREITAS DE ALMEIDA - UNIFOR, LUDMILA FONTENELE CAVALCANTI - UFRJ, RENATO EVANDO MOREIRA FILHO - UFC, BRUNA CAROLINE RODRIGUES TAMBORIL - UNIFOR, JULY GRASSIELY DE OLIVEIRA BRANCO - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR
Objetivo
Caracterizar os casos de violências atendidos na Perícia Forense do Estado do Ceará, no período 2010 a 2016.
Método
Estudo transversal utilizando o banco de dados da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contendo atendimentos realizados de 2010 a 2016 às vítimas de violência. Foram estudadas as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e macrorregiões de saúde. Realizou-se análise sob a estatística descritiva utilizando o software SPSS v.20.
Resultado
Foram registrados 10.490 casos de violência, com o predomínio do sexo feminino (77,6%), 44,6% na faixa etária de 11 a 19 anos. Verificou-se 36,0% ignorados na escolaridade. A macrorregião Fortaleza, composta pela capital cearense e região metropolitana, registrou 58,1% dos casos. Dentre as macrorregiões do interior a macrorregião Sobral destacou-se com 14% dos casos atendidos. Informações como autor, tipo da violência, parentesco e escolaridade das vítimas, que seriam importantes para a caracterização da violência, não estão contidas no banco ou apresentam-se incompletos.
Conclusões
Existe um predomínio da violência contra a mulher em todo o estado do Ceará, predominando os adolescentes como as principais vítimas. Evidenciou-se lacunas significativas no preenchimento de dados importantes para a caracterização do fenômeno destacando-se escolaridade, parentesco da vítima, autor e tipo de violência que desencadeou a realização de exames periciais. Destaca-se a imperiosa urgência de uma padronização nos registros dos casos tipificados como violências que origine informações e armazenamento de dados densos que são imprescindíveis à caracterização do fenômeno, a implementação de políticas e ações de enfrentamento às violências no Ceará.
|