11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
19205 - IMPACTO DA RETIRADA DAS EXPOSIÇÕES EM POPULAÇÃO COM DUPLA CARGA DE DOENÇA (HIPERTENSÃO E OBESIDADE) FABRÍCIA DANIELA MARTINS ALMEIDA - UNISUL, ELAYNE PEREIRA - UNISUL, PAULO FONTOURA FREITAS - UNISUL, MÁRCIA REGINA KRETZER - UNISUL, GIOVANNA GRÜNEWALD VIETTA - UNISUL
Objetivo: Identificar o impacto da retirada das exposições na população com dupla carga de doença (hipertensão e obesidade).
Método: O estudo foi realizado nas capitais da Região Sul do Brasil, a partir do banco de dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) de 2014. Foram incluídos 269 casos (dupla carga de doença) e 1524 controles (indivíduos hígidos), com 18 anos ou mais, de ambos os sexos. A fração etiológica foi calculada para avaliar o impacto da retirada da exposição (consumo de gordura, inatividade física, diabetes mellitus e dislipidemia) na população com dupla carga de doença.
Resultado: A fração etiológica encontrada em relação às exposições foi de 18,4% para consumo de gordura; 45% para inatividade física; 83,9% para diabetes mellitus e 57,2% para dislipidemia.
Conclusão: A retirada das exposições por meio de implementações de políticas públicas específicas seria capaz de prevenir a dupla carga de doença (hipertensão e obesidade) em pelo menos 18% na população da Região Sul do Brasil.
|