11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
19354 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICÍPIO DE CURITIBA (2006 A 2016) ELVER DE ANDRADE MORONTE - CEREST CURITIBA- SMS CURITIBA, FERNANDO CUNHA DE ANDRADE - CEREST CURITIBA-SMS CURITIBA, FLÁVIA MARINA SATO - CEREST CURITIBA-SMS CURITIBA, HUGO CARLOS PEDROSO - CEREST CURITIBA-SMS CURITIBA, JOCIENE SANTANA PIMENTEL - CEREST CURITIBA-SMS CURITIBA, LARA CUBIS DE LIMA - CEREST CURITIBA-SMS CURITIBA, JOÃO ALBERTO LOPES RODRIGUES - CEREST CURITIBA-SMS CURITIBA
Objetivos
Traçar o perfil epidemiológico dos agravos e acidentes de trabalho ocorridos no Município de Curitiba, no período de 2006 a 2016.
Métodos
A pesquisa foi realizada em banco de dados secundário Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). As notificações analisadas foram os agravos relacionados ao trabalho a no período de 2006 a 2016.
Resultados
Foram notificados no SINAN, no período estudado, 22.131 doenças e acidentes de trabalho. Os acidentes de trabalho grave corresponderam a maioria das notificações, somando 9.542 ocorrências de acidentes diversos e 11.423 acidentes com exposição a material biológico. Foram registrados 401 óbitos relacionados ao trabalho, principalmente relacionados a acidentes de trânsito e queda de altura. A maioria dos acidentes graves resultou em incapacidade temporária.
As doenças relacionadas ao trabalho somaram 1527 notificações, sendo que aproximadamente 45% delas referentes a Lesões por Esforços Repetitivos ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT), com 688 ocorrências. Foram notificados 156 casos de câncer relacionados ao trabalho, 361 intoxicações exógenas, 101 dermatoses ocupacionais, 68 pneumoconioses e 64 casos de perda auditiva provenientes à exposição ao ruído. Os transtornos mentais relacionados ao trabalho somaram apenas 89 notificações no período.
Conclusões
Verifica-se uma provável subnotificação de agravos relacionados ao trabalho, principalmente as doenças como e perdas auditivas e transtornos mentais relacionados ao trabalho. Os acidentes de trabalho com material biológico são os agravos mais notificados. O conhecimento do perfil de acidentes e adoecimento relacionado ao trabalho pode contribuir para políticas públicas e ações em saúde do trabalhador.
|