11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
19358 - UTILIZAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA NO SUS MARIA VIRGINIA MARQUES PEIXOTO - IFF/FIOCRUZ, ANA CLAUDIA DE ALMEIDA - IFF/FIOCRUZ, MARIANA RIBEIRO MARQUES - IFF/FIOCRUZ, JÚLIA FLORENCIO CARVALHO RAMOS - IFF/FIOCRUZ, MARIA EMILIA QUARESMA - IFF/FIOCRUZ
A Caderneta de Saúde da Criança é o instrumento para promoção, prevenção e vigilância à saúde integral da criança no SUS. O conhecimento das formas de utilização deste instrumento pela família/cuidador e pelos profissionais podem orientar a melhor execução do eixo central da política de atenção à criança na atenção básica.
O objetivo dessa pesquisa foi traçar um diagnóstico da utilização da caderneta a partir do relato mas mães de crianças de 0 a 6 anos com o foco direcionado para a vigilância do crescimento e do desenvolvimento.
As 2034 mães que portavam a caderneta da criança e concordaram em ser entrevistadas estavam em 152 UBS distribuídas por dez municípios das cinco macrorregiões brasileiras. Seus filhos apresentaram idade mediana de 13 e média de 20,7 (19,9-21,5) meses. Ao nascer 10% foram prematuros, 9% baixo peso e 15% apresentaram algum problema. Destes 22% precisaram ser internados no primeiro ano de vida. Segundo o relato materno sobre a última consulta de acompanhamento 89% das crianças foram pesadas, 79% foram medidas, 64% recebeu alguma informação sobre o seu crescimento mas apenas 24% das mães foram indagadas sobre o comportamento da criança e destas, em apenas 17% o profissional quis saber a opinião da mãe sobre o comportamento da criança. Somente 12% dos profissionais orientaram as mães em como poderiam brincar/estimular a criança para o seu desenvolvimento. Evidencias de baixa utilização, principalmente no que se refere a vigilância do desenvolvimento infantil e a construção da parceria para o cuidado da primeira infância são discutidas.
|