11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
19531 - O EFEITO DO AMBIENTE ALIMENTAR SOBRE PADRÕES ALIMENTARES EM SEIS CIDADES BRASILEIRAS - ANÁLISES DO ELSA-BRASIL. LETICIA DE OLIVEIRA CARDOSO - FIOCRUZ, AMY AUCHINCLOSS - DREXEL UNIVERSITY, SIMONE M SANTOS - FIOCRUZ, DORA CHOR - FIOCRUZ, ENIRTES CAETANO MELLO PRATES - FIOCRUZ, ARLINDA MORENO - FIOCRUZ, SHEILA M ALVIM - UFBA, ANA DIEZ-ROUX - DREXEL UNIVERSITY
Objetivo: Estudar a associação entre a disponibilidade de alimentos saudáveis e padrões alimentares e avaliar a heterogeneidade dessa associação segundo a posição da cidade na Rede Urbana Brasileira.
Métodos: Foram analisados dados da linha de base (2008-2010) de participantes residentes em seis capitais estudadas no ELSA-Brasil (n = 11.456). A disponibilidade de alimentos saudáveis na vizinhança foi medida por meio de questionário. A ingestão dietética foi resumida em dois padrões alimentares: "frutas e vegetais" e "alimentos tradicionais e refinados" derivados da análise de componentes principais. As cidades foram divididas segundo a rede de influências das Cidades (REGIC) proposta pelo IBGE. Foram estimados modelos de regressão linear múltipla.
Resultados: Após ajuste por idade, sexo, escolaridade, renda, estado civil, a disponibilidade de alimentos saudáveis na vizinhança foi positivamente associada ao padrão alimentar "frutas e vegetais" nas cidades com posição mais alta no REGIC, mas não nas cidades de nível inferior. Por outro lado, houve uma associação inversa entre o ambiente alimentar mais saudável e o padrão de "alimentos tradicionais e refinados" sendo maior nas cidades de nível mais baixo na rede de influência.
Conclusões: Há associação entre a disponibilidade de alimentos saudáveis e os padrões de dieta e essa parece ser diferente segundo o nível de influência da cidade analisada.
|