11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
19535 - VIGILÂNCIA DOS ÓBITOS POR HIV/AIDS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO-SP, 2012 E 2013 GLAUBER PALHA DOS SANTOS - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - EERP/USP, ÉRIKA APARECIDA CATOIA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – EERP/USP, ALINE CRISTINA GONÇALVES DE ANDRADE - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - EERP/USP, CASSIARA BOENO BORGES DE OLIVEIRA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - EERP/USP, NANCI MICHELE SAITA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - EERP/USP, GLAUCIA MORANDIM RAVANHOLI - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - EERP/USP, PEDRO AUGUSTO BOSSONARIO - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - EERP/USP, ALINE APARECIDA MONROE - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - EERP/USP
Objetivos: Analisar os óbitos por HIV/aids ocorridos no município de Ribeirão Preto nos anos de 2012 e 2013.
Métodos: Estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, realizado em Ribeirão Preto/SP. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: óbitos de aids segundo o CID10; residentes no município; não pertencer ao sistema prisional; idade igual ou superior a 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário tendo como diretrizes a Ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e a Declaração de óbito do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Os dados foram analisados utilizando-se técnicas de análise exploratórias, incluindo medidas de tendência central e variabilidade.
Resultados: Ao todo 108 óbitos satisfizeram os critérios de inclusão. A maioria dos óbitos era da cor branca (60,2%), sexo masculino (56,5%), razão entre os sexos de 1,3 homens para cada mulher. Idade média de 43,3 anos (dp=10,9). O tempo mediano entre o diagnóstico da aids e o óbito foi de 61,5 meses, para homens foi de 16 meses, sendo que 29,6% ocorreu em menos de um mês após o diagnóstico. Indivíduos da faixa etária de 21 a 39 anos morreram mais rápido após o diagnóstico da doença, com um tempo mediano de 19 meses, sendo que 30,3% desses óbitos ocorreram em menos de um mês após o diagnóstico.
Conclusões: Reflexões são necessárias acerca do impacto das ações de prevenção, diagnóstico precoce e entrada oportuna no serviço de saúde para os cuidados do HIV.
|