11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
19768 - QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL EM ADULTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE PORTO ALEGRE LUCELEN FONTOURA BASTOS - UFRGS, CAMILA MELLO DOS SANTOS - UFRGS, DÉBORA DEUS CARDOZO - UFRGS, JULIANA BALBINOT HILGERT - UFRGS, FERNANDO NEVES HUGO - UFRGS
Objetivo: Avaliar a relação da saúde bucal na qualidade de vida em adultos atendidos na Atenção Primária de Porto Alegre.
Métodos: Estudo transversal com amostragem aleatória simples. Foram selecionados 408 adultos usuários da atenção primária do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada através de entrevista e exame clínico em visitas domiciliares. Os usuários responderam questionários sobre informações sócio-demográficas, qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHIP-14) e uso de próteses dentárias. Após, foi realizado exame bucal para contagem do número de dentes naturais presentes na boca. Utilizou-se o teste qui-quadrado para analisar as variáveis categóricas.
Resultados: Os resultados foram apresentados conforme o escore de OHIP-14, sendo que alto escore indica maior impacto/piora na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Dos indivíduos que participaram do estudo, 61,97% apresentaram piora na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Com relação ao sexo, 80,45% eram mulheres, 19,55% homens, sendo que 63,38% e 53,96%, respectivamente, apresentaram piora na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Quanto ao uso de próteses dentárias, 66,66% dos usuários de prótese na arcada superior e 70,37% na arcada inferior apresentaram piora na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Outro dado importante foi que indivíduos com menor número de dentes naturais na boca tiveram piora na qualidade de vida relacionada à saúde bucal.
Conclusões: Pacientes usuários de próteses dentárias e com menor número de dentes naturais na boca apresentaram pior qualidade de vida relacionada à saúde bucal.
|