CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

20009 - PERFIL DAS TRANSFERÊNCIAS MATERNAS DA CASA DE PARTO DE SÃO SEBASTIÃO, DISTRITO FEDERAL
CAMILA DA SILVA LOPES - UNB, LISANDRA MARTINS SOUZA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL


Objetivo: Traçar o perfil das causas e desfechos de transferências maternas da Casa de Parto de São Sebastião para seu hospital de referência.
Métodos: O estudo é do tipo descritivo, retrospectivo, realizado na Casa de Parto de São Sebastião no período de janeiro de 2014 a janeiro de 2015. A amostra foi constituída por 61 mulheres admitidas na Casa de Parto que sofreram transferência.
Resultados: A taxa de transferências foi de 11,8%, considerada baixa, sendo 9,8% intraparto e 1,8% pós-parto. As principais causas de transferência intraparto foram a parada de progressão do trabalho de parto e as alterações nos batimentos cardiofetais. Dentre as causas pós-parto, destacaram-se as alterações de pressão arterial e a hemorragia pós-parto. Os resultados maternos e perinatais foram favoráveis, apresentando taxa de cesariana de 3% das mulheres admitidas na Casa de Parto, não houve registro de ocorrência de óbitos ou internação em UTI.
Conclusão: A qualificação dos profissionais, o perfil da população atendida, a localização do Centro de Parto Normal em relação a seu hospital de referência, os critérios de admissão e as demais orientações constantes em protocolo interno parecem ter influência sobre as taxas de transferência das mulheres que foram atendidas na Casa de Parto. Considera-se que o treinamento dos profissionais e a avaliação periódica do serviço de saúde possam contribuir para a melhoria da qualidade da assistência.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação