CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

20087 - AVALIAÇÃO ANTROPOMÊTRICA EM RESIDENTES DE UMA CASA DO IDOSO NA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA.
AIDA BRUNA QUILICI CAMOZZI - PUC GOIÁS, ACSA DE CASTRO SANTOS - PUC GOIÁS, ANA PAULA CARDOSO NERES - PUC GOIÁS, NATHÁLIA CORDEIRO DE SIQUEIRA - PUC GOIÁS


Objetivo: realizar avaliação do estado nutricional, por meio de antropometria, em residentes de casa para idosos da região noroeste de Goiânia.
Métodos: A avaliação antropométrica consistiu na aferição de peso e altura seguindo o protocolo de Lohman, Roche e Martolle (1988) e aferição de circunferência de cintura e de panturrilha seguindo protocolo e parâmetros da Organização Mundial de Saúde. Aferiu-se, ainda, a circunferência braquial e os resultados obtidos foram analisados segundo a percentual de adequação no percentil 50 e classificados de acordo com NHANES.
Resultados: Foram avaliados 15 idosos, 6 do sexo masculino e 9 do sexo feminino. De acordo com o IMC, 20% estavam com baixo peso, 13,33% com risco de déficit, 40% eutróficos e 26,67% com sobrepeso. Quanto à circunferência branquial 26,67% apresentaram desnutrição, 60% eutrofia e 6,67% obesidade. Já a circunferência da panturrilha demostrou marcador de desnutrição em 26,67% dos idosos e circunferência da cintura revelou risco de comorbidades muito aumentado em mais da metade (60%) dos idosos avaliados.
Conclusão: Os moradores dessa instituição apresentam um alto grau de vulnerabilidade seja pela desnutrição ou pelo excesso de peso, e adicionalmente apresentam risco aumentado para doenças cardiovasculares já esperado pela idade. Diante do exposto é necessário proceder com intervenções para melhorar o estado nutricional, propiciando melhora na qualidade de vida desse público.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação