CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

20410 - AUTOAVALIAÇÃO DA SAÚDE E ESTADO NUTRICIONAL EM ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS
ADRIANA JORDÃO COSTA BARBIERO - FAGOC - FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO, YASMIM SOARES MACIEL - FAGOC - FACULDADE GOVERNADOR OZANAN COELHO, AMANDA BOTELHO FRANCO - FAGOC - FACULDADE GOVERNADOR OZANAN COELHO, TIAGO FREITAS MELO - FAGOC - FACULDADE GOVERNADOR OZANAN COELHO, KAMILLA MILIONE NOGUEIRA REIS - FAGOC - FACULDADE GOVERNADOR OZANAN COELHO, RENATO GOMES PEREIRA - FAGOC - FACULDADE GOVERNADOR OZANAN COELHO, RODRIGO DE BARROS FREITAS - FAGOC - FACULDADE GOVERNADOR OZANAN COELHO, WELLINGTON SEGHETO - FAGOC - FACULDADE GOVERNADOR OZANAN COELHO


Objetivo: Verificar a proporção de saúde avaliada como excelente/bom, segundo sexo e renda, e sua associação com o estado nutricional em universitários da cidade de Ubá, Minas Gerais, Brasil.
Métodos: Estudo transversal com 230 estudantes de ambos os sexos (37,39% do sexo masculino e 62,61% do sexo feminino). A autoavaliação de saúde foi avaliada através da questão “Como o(a) Sr.(a) classifica o seu ESTADO DE SAÚDE atual?” e categorizada em excelente/boa e regular/ruim . O estado nutricional foi avaliado através da estatura e massa corporal referidos, sendo o índice de massa corporal calculado pela razão da massa corporal pela estatura ao quadrado, categorizado em eutróficos e excesso de peso.
Utilizou-se a estatística descritiva e a associação entre as variáveis foi verificada através da regressão de Poisson, adotando-se o nível de significância de 5%.
Resultados: A proporção de autoavaliação da saúde como excelente/bom foi de 66,81% (IC95% 60,41 – 72,65), sendo maior nas mulheres (63,89% IC05% 55,66-71,37) e naqueles com renda familiar inferior a dois mil reais (65,03% IC95% 56,80 – 72,46). A proporção de universitários com excesso de peso foi de 31,39% (IC95% 25,60 – 37,83). Ao ajustar por sexo, verificou-se que aqueles que avaliaram a sua saúde como excelente/boa estão inversamente associados ao excesso de peso (RP 0,67 IC95% 0,46 – 0,98).
Conclusão: A autoavaliação de saúde como excelente/ boa destaca-se entre o sexo feminino e aqueles com baixa renda. Os dados apontam a associação da autoavaliação de saúde com o estado nutricional, reforçando a necessidade de estratégias de promoção de hábitos saudáveis.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação