11/10/2017 - 13:35 - 14:15 Apresentações |
20479 - FONTES DE OBTENÇÃO DE MEDICAMENTOS POR PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS USUÁRIOS DO SUS. SAMARA RAMALHO MATTA - IFRJ, ANDRÉA DÂMASO BERTOLDI - UFPEL, ISABEL CRISTINA MARTINS EMMERICK - ENSP/FIOCRUZ, ANDRÉIA TURMINA FONTANELLA - UFRGS, KAREN SARMENTO COSTA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, VERA LUCIA LUIZA - ENSP/FIOCRUZ
Objetivo: Identificar as fontes de obtenção de medicamentos utilizadas pelos usuários do sistema único de saúde (SUS) com relato de doenças crônicas, caracterizando esta população quanto a variáveis demográficas, socioeconômicas e de saúde nas diferentes regiões do país.
Métodos: Foram analisados dados provenientes do inquérito domiciliar na Pesquisa Nacional sobre o Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil (PNAUM).A variável dependente foi a ‘fonte de obtenção de medicamentos’ e cuja associação com variáveis nos domínios demográfico, socioeconômico e estado de saúde foi calculada. Os usuários que obtiveram cuidado e medicamentos unicamente no SUS foram aqui designados como SUS exclusivos.
Resultados: Cerca de 39% das pessoas obtiveram seu medicamento exclusivamente em farmácia do SUS e 28,5% recorreram à todas as fontes. Foram encontrados 42,9%, 41,8%, 40,2%, 31,0%, usuários SUS exclusivos respectivamente no Sudeste, Sul, Norte, e Nordeste. Os usuários do SUS tem como sua fonte primária de medicamentos o próprio SUS, entretanto há uma participação relevante de “todas as fontes”, indicando problemas no acesso dentro do Sistema Único de Saúde. No Sul e Sudeste, a população busca menos a farmácia privada do que no Nordeste e Norte do país.
Conclusão: Os usuários do SUS tem como sua fonte primária de medicamentos o próprio SUS, entretanto há uma participação relevante de “todas as fontes”, indicando problemas no acesso dentro do Sistema Único de Saúde.
|