CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

20789 - RANDOMIZAÇÃO MENDELIANA ATRAVÉS DO ESTIMADOR PELA MODA DE MÚLTIPLOS INSTRUMENTOS
FERNANDO PIRES HARTWIG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, GEORGE DAVEY SMITH - UNIVERSITY OF BRISTOL, JACK BOWDEN - UNIVERSITY OF BRISTOL


Objetivos: Comparar um novo método para análise de dados no contexto de randomização mendeliana (RM) com dados sumarizados e múltiplas variáveis instrumentais genéticas com métodos já existentes.
Métodos: O principal pressuposto do método proposto (chamado estimador pela moda) é que o maior número de estimativas de efeito causal similares (idênticas em amostras infinitas) entre si advém de instrumentos válidos. Isso permite obter uma estimativa de efeito causal consistente mesmo quando a maioria dos instrumentos é inválida. Simulações foram utilizadas para comparar este método com a média e mediana ponderadas pelo inverso da variância (PIV) e regressão de Egger adaptada para RM (RM-Egger), que diferem entre si com relação aos pressupostos necessários para inferência causal válida.
Resultados: O estimador pela moda apresentou estimativas de ponto menos sujeitas a viés e com menores taxas de erro tipo I do que os outros quando os pressupostos da RM foram violados devido à pleiotropia horizontal. O poder para detectar um efeito causal foi maior do que o método RM-Egger, mas menor que os métodos PIV. Porém, tanto as simulações quanto análises utilizando dados reais sugerem que o estimador pela moda tem poder suficiente na maioria das situações práticas.
Conclusões: O estimador pela moda fornece estimativas de efeito causal mais robustas quando comparado com outros métodos comumente utilizados em RM com dados sumarizados e múltiplos instrumentos. Assim, seu uso é recomendado juntamente com os demais métodos, para que as diferentes estimativas possam ser comparadas de modo a fortalecer ou enfraquecer a inferência causal.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação