CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster

11/10/2017 - 13:35 - 14:15
Apresentações

20903 - PREVALÊNCIA DE DIABETES E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS NA REGIÃO NORDESTE: ANÁLISE DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE, 2013.
WENDERLY PINTO CÓRDULA DIONÍSIO DE ANDRADE - UFRN, JOSÉ VILTON COSTA - UFRN, RUANA RAILA DE FREITAS ARAÚJO - UFRN


Objetivo: Analisar a prevalência de diabetes autorreferida e fatores associados na população idosa da região Nordeste.
Métodos: Estudo transversal, adotando-se como população de estudo idosos (60 anos ou mais), residentes na região nordeste do Brasil. A fonte de dados utilizada foi a Pesquisa Nacional de Saúde(PNS-2013). Mensurou-se a prevalência de diabetes autorreferida de acordo com a resposta positiva da questão: “Algum médico já lhe deu o diagnóstico de diabetes?” Foram calculadas as prevalências e respectivos intervalos de confiança 95% (IC95%). Utilizou-se o modelo de regressão de Poisson com variância robusta para verificar a existência de fatores associados ao diabetes. Analisou-se os seguintes fatores associados: sexo, idade, cor, raça, situação conjugal, condição de chefia na família, escolaridade, renda familiar per capita (em salários mínimos), percepção da própria saúde, frequência do consumo de bebida alcoólica, prática de exercício físico, frequência do uso de cigarros e diagnóstico autorreferido de hipertensão arterial.
Resultados: A prevalência de diabetes em idosos da região nordeste foi 18,7(IC95%:16,5 - 21,0). Observou-se maior prevalência de diabetes entre o sexo feminino 69,1 (IC95%: 61,9 - 76,0), cor/raça branca 28,6 (IC95%:22,6 - 35,0), hábito de fumar um ou mais cigarros industrializados por dia 75,7 (IC95%: 65,1 - 84,0), sedentarismo 83,1 (IC95%: 76,5 - 89,0) e diagnóstico de hipertensão arterial 65,8 (IC95%: 59,2 - 72,0).
Conclusão: O estudo apontou os seguintes fatores associados a prevalência de diabetes em idosos: sexo feminino, raça/cor branca sedentarismo, consumo de cigarro industrializado e diagnóstico de hipertensão arterial.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação