09/10/2017 - 13:45 - 14:40 Epidemiologia nutricional 2 |
17579 - ESCOLHA ALIMENTAR EM ADOLESCENTES: INTERVENÇÃO PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VITÓRIA APARECIDA SILVA DOS SANTOS - UFRJ, ANA LÚCIA VIÉGAS RÊGO - UFRJ, ALICE ABUCARMA REINO - UFRJ, IUNA ARRUDA ALVES - UFRJ, EDNA MASSAE YOKOO - UFF, ROSANGELA ALVES PEREIRA - UFRJ
Objetivo: Avaliar mudanças nos motivos relacionados à escolha dos alimentos em adolescentes antes e depois de intervenção voltada para a promoção da alimentação saudável.
Métodos: Foram avaliados 405 adolescentes do ensino fundamental de 2 escolas públicas de Niterói, Rio de Janeiro, sendo uma controle e outra intervenção. Os dados foram coletados em 2014 através de um questionário multidimensional. Os adolescentes foram solicitados a selecionar os 3 motivos mais importantes para sua escolha alimentar, dentre 15 opções, que posteriormente foram categorizados em: aspectos sensoriais dos alimentos (“sabor”, “cor”, “cheiro”, “aparência”, “textura”), aspectos sociais (“hábito”, “minha família costuma comer”, “meus amigos gostam”), aspectos econômicos/acesso (“tem na minha casa”, “preço”), e aspectos de saúde (“ter uma alimentação saudável”). Realizou-se, mensalmente durante o ano letivo, atividades envolvendo a promoção da alimentação saudável no grupo intervenção. Utilizou-se o teste de qui-quadrado para avaliar as diferenças entre as variáveis, considerando o nível de significância de p<0,05.
Resultados: No grupo intervenção houve redução da citação dos aspectos sensoriais (42 vs 31%) e dos aspectos sociais (36 vs 24%) e aumento não significativo do aspecto de saúde “ter uma alimentação saudável” (14 vs 17%). No grupo controle não houve mudança nos motivos relatados para escolha dos alimentos no período avaliado. Nas meninas e adolescentes com peso normal do grupo intervenção houve aumento na proporção daqueles que consideraram importante “ter uma alimentação saudável”.
Conclusão: As intervenções propostas favoreceram a preocupação com a alimentação saudável entre os adolescentes. Estes achados podem contribuir para formular ações de promoção da alimentação saudável.
|