11/10/2017 - 13:35 - 14:20 Sobrepeso, obesidade e outras doenças crônicas |
19526 - PREVALÊNCIA DE COMPLICAÇÕES E LIMITAÇÕES DO DIABETES EM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL CECILIA CORREA AVILA - UNICAMP, MARGARETH GUIMARÃES LIMA - UNICAMP, MARILISA BERTI DE AZEVEDO BARROS - UNICAMP
Objetivo: Analisar a prevalência de complicações e limitações provocadas pelo Diabetes segundo variáveis sociais e demográficas.
Material e Método: Estudo transversal com dados de amostra de 3021 indivíduos pesquisados pelo Inquérito de Saúde do município de Campinas (ISACamp 2014/15). Analisou-se a prevalência de diabetes segundo variáveis sociais e demográficas. As complicações investigadas foram: problemas de vista, rins, infarto, AVC, úlcera nos pés e coma. A limitação provocada pelo diabetes foi categorizada em: nenhuma, leve e elevada.
Resultados A prevalência do Diabetes na população de Campinas foi de 7,8%, sendo de 0,6% nos adolescentes, 1,8% nos adultos mais jovens e 9,9% nos adultos mais velhos, atingindo 26,2% nos indivíduos de 60 anos a mais. A prevalência de ter alguma complicação foi 33%. Entre os diabéticos do município, 27% relataram ter problemas de vista, 7,2% problema nos rins e 5,1%, úlcera nos pés, decorrentes da doença. A maior parte dos diabéticos (71%) referiu não sofrer limitação provocada pela doença, mas 21,8% relataram algum grau de limitação provocado pelo diabetes e 7,1% referiram elevado grau de limitação.
Conclusões: Os resultados mostram prevalência elevada de complicações e de limitações provocadas pelo diabetes, enfatizando a importância do controle adequado da doença para evitar o surgimento dessas condições.
|