CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster Dialogado

11/10/2017 - 13:35 - 14:20
Epidemiologia do HIV/Aids

16835 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA AIDS NO AMAZONAS (2003 A 2012): <13 ANOS POR TRANSMISSÃO PERINATAL, GESTANTES HIV+ E MULHERES EM IDADE FÉRTIL
LEILA CRISTINA FERREIRA DA SILVA - FVS-AM/FMT-HVD, GABRIEL DE AQUINO SAMPAIO - UFAM, RITA KUERLLY C. SARAIVA - FAMETRO-AM, LETÍCIA DE AQUINO SAMPAIO - UFAM, ANTÔNIO JOSÉ LEAL COSTA - IESC/UFRJ, BERNARDINO CLÁUDIO DE ALBUQUERQUE - FVS-AM/UFAM-AM


Objetivo
Analisar o comportamento epidemiológico da AIDS em <13 anos por TP, de gestantes HIV+ segundo cumprimento do protocolo de prevenção da TP HIV/AIDS (PTPHA) e da AIDS em mulheres em idade fértil (MIF) no Amazonas.
Métodos
Estudo descritivo dos casos de AIDS em <13 anos (AIDS/<13), gestantes HIV+ (Gestante/HIV+) e AIDS em MIF (AIDS/MIF), de 2003-2012, notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Qualificado os dados, foram calculadas taxas de incidência (TI) e detecção do HIV (TDH) média anual, para o Amazonas, regional de saúde/município de residência/categoria populacional. Analisou-se <5 anos como proxy da TP e gestantes segundo cumprimento PTPHA. Regressão linear foi usada para análise de tendência e mapas temáticos para distribuição espacial. Trabalho aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados
Foram registrados 167 casos de AIDS/<13, 1.470 de Gestante/HIV+ e 1.766 de AIDS/MIF. As TI AIDS/<13 apresentou elevação de 46,2%, incremento médio de 0,1/100.000 hab. Entre <5 anos houve 50% de crescimento. Em Gestante/HIV+ houve aumento de 100% na TDH, crescimento médio de 0,3/1.000 nascidos vivos. 304 (20,7%) atenderam integralmente os critérios do protocolo PTPHA. A TI AIDS/MIF apresentou crescimento de 26,6%, incremento de 0,6/100.000 hab. A regional de saúde “Manaus e Alto Rio Negro” apresentou maior taxa média.
Conclusão
Houve intensificação e expansão da epidemia HIV/AIDS nas populações analisadas, com tendência de crescimento. Observou-se intensificação epidêmica entre <5 anos e baixo percentual de cumprimento PTPHA.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação