CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Sessão de Poster Dialogado

11/10/2017 - 13:35 - 14:20
Doenças crônicas e atividade física

15326 - ESTILOS DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ELSA-BRASIL: UMA PROPOSTA DE INDICADOR PARA ESTUDOS POPULACIONAIS
ANA LUÍSA PATRÃO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ESTELA M. L. AQUINO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA - FIOCRUZ BAHIA, SHEILA ALVIM - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, CONCEIÇÃO NOGUEIRA - FACULDADE DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DO PORTO


Objetivos: Em teoria, a saúde pode ser alcançada com a maximização do número de comportamentos saudáveis e a minimização dos não saudáveis. No entanto, na realidade os diferentes comportamentos interligam-se e criam estilos de vida mais complexos. O objetivo deste trabalho é apresentar um indicador de estilos de vida, resultante dos comportamentos de saúde selecionados no ELSA-Brasil.
Métodos: O ELSA-Brasil é um estudo longitudinal constituído por 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior brasileiras. A criação do indicador partiu de quatro comportamentos: (1) consumo de álcool, (2) tabagismo, (3) atividade física e (4) alimentação). O score resultou da soma da concretização dos diferentes comportamentos. Validou-se o indicador através de análise de classes latentes (LCA). Utilizou-se os pacotes STATA, versão 12, e oMPLUS, versão 7.
Resultados: O indicador resultou em dois tipos de estilo de vida: o menos saudável e o mais saudável. Este revelou ser adequado e foi confirmado através de LCA. Verificou-se uma concordância de 83,2 e Kappa=0,65 entre o indicador e os resultados da LCA. Verificou-se uma maior tendência das mulheres para um estilo de vida mais saudável do que os homens, o que também confere consistência científica ao indicador, dado que vai de encontro à literatura.
Conclusões: Considera-se que o indicador criado para a definição de estilos de vida possui consistência e validade científica, pelo que se encoraja a sua utilização no desenvolvimento de estudos, no âmbito da promoção da saúde, no ELSA-Brasil e em outros estudos populacionais.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação