CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Comunicações Coordenadas

09/10/2017 - 08:30 - 09:50
Uso de serviços e gastos em saúde

19757 - GASTOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COM INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR ANEMIA FALCIFORME, BAHIA, BRASIL.
MAÍSA MÔNICA FLORES MARTINS - ISC/UFBA, DAVI DA SIVA NASCIMENTO - UCSAL


Objetivo: Descrever os gastos das internações hospitalares por complicações da anemia falciforme, segundo as macrorregiões de saúde no estado da Bahia, no período de 2008 a 2014.
Métodos: Estudo descritivo, a partir de dados secundários. A população do estudo foi composta por todos pacientes internados na rede conveniada ao SUS com diagnóstico de anemia falciforme. Os dados foram extraídos da base de dados mensais do Sistema de Internação Hospitalar disponível no DATASUS, através da Autorização de Internação Hospitalar, na versão reduzida. Constituíram-se em variáveis e indicadores avaliados neste estudo: frequência das internações segundo sexo, faixa etária e raça/cor; proporção das internações, coeficiente de hospitalização, proporção de óbitos e gasto médio das internações. A tabulação dos dados foi realizada através do TabWin e a análise se deu no programa STATA 12.
Resultados: Foram analisadas 8.103 internações do SIH-SUS. Com predomínio do sexo masculino e faixa etária de 5 -14 anos. A Macrorregião de Saúde Leste obteve o maior número de ocorrências de internações por anemia falciforme (33,4%) e com maior gasto total; a Macrorregião Sul apresentou maior coeficiente de hospitalização (11,7); e a Macrorregião Extremo Sul apresentou a maior taxa de letalidade (5,1%). As Macrorregiões Leste e Sul são as que abrigam os maiores volumes de gastos, 40,5% e 18,9%, respectivamente.
Conclusão: A Macrorregião Leste de Saúde apresenta uma média de gastos por internação pela anemia falciforme acima da média dos valores das internações no estado. Esta macrorregião de saúde concentra os maiores polos de assistência à saúde, inclusive a capital, Salvador.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação