CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Comunicações Coordenadas

09/10/2017 - 16:50 - 18:10
Saúde do idoso 1

20380 - USO DE INTERNET NA MEIA IDADE E INCIDÊNCIA DE DEMÊNCIA: RESULTADOS DO ESTUDO ELSA (ENGLISH LONGITUDINAL STUDY OF AGEING)
ELEONORA D'ORSI - UFSC, ANDRÉ JUNQUEIRA XAVIER - UNISUL, SNORRI BJORN RAFNSSON - UCL/UK, ANDREW STEPTOE - UCL/UK, EEF HOGERVORST - LOUGHBOROUGH UNIVERSITY, MARTIN ORRELL - UNIVERSITY OF NOTTINGHAM


OBJETIVOS: Com o envelhecimento populacional, a demência vem se tornando um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. No Reino Unido, espera-se que a demência afete um milhão de indivíduos até 2025; sua fase prodrômica pode começar décadas antes de seu início clínico. O objetivo deste estudo é investigar se o uso de internet a partir dos 50 anos de idade está associado a uma menor incidência de demência em dez anos. MÉTODOS: Analisamos dados de 8.238 participantes livres de demência no início do estudo em 2002-2004 do English Longitudinal Study of Aging. A informação sobre o uso de internet na linha de base foi obtida através de questionários; casos de demência foram baseados no autorelato do diagnóstico médico fornecido pelos participantes (ou informantes) e/ou pontuação geral no questionário IQCODE >=3.5. A análise de regressão de Cox foi utilizada para examinar a relação entre uso de internet e incidência de demência ajustada por fatores sociodemográficos, comportamentais e de saúde. RESULTADOS: Houve 301 (5,01%) casos incidentes de demência durante o seguimento. Após o ajuste para potenciais fatores de confusão, o uso de internet foi associado a uma redução de 40% no risco de demência avaliado entre 2006-2012 (HR = 0,60 CI: 0,42 a 0,85; p <0,05). CONCLUSÃO: Este estudo sugere que o uso de internet por indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos está associado a um risco reduzido de demência. Estudos adicionais são necessários para entender melhor os potenciais mecanismos causais subjacentes a esta associação.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação