CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Comunicações Coordenadas

10/10/2017 - 08:30 - 09:50
Saúde bucal 2

20502 - FATORES ASSOCIADOS AO DESENVOLVIMENTO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL.
DANIELE LOPES LEAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA, FACULDADE DE ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, RENATA CASTRO MARTINS - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA, FACULDADE DE ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, MAURO HENRIQUE NOGUEIRA GUIMARÃES DE ABREU - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA, FACULDADE DE ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, RAFAELA DA SILVEIRA PINTO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA, FACULDADE DE ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, MARCOS AZEREDO FURQUIM WERNECK - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA, FACULDADE DE ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, ANA CRISTINA BORGES-OLIVEIRA - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA, FACULDADE DE ODONTOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS


Objetivo: analisar o estágio de desenvolvimento da rede de atenção à saúde bucal em Minas Gerais, à luz do fator de alocação (FA) dos municípios, a cobertura de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde (APS) e a macrorregião de saúde.
Métodos: estudo transversal analítico com 205 coordenadores municipais de saúde bucal de Minas Gerais. Foi aplicado um questionário e foram realizadas análises descritiva e de cluster, utilizando o software SPSS versão 20.0. As covariáveis FA, macrorregião de saúde, cobertura de APS e de Saúde da Família foram comparadas aos clusters. O Teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparação destas últimas variáveis com os clusters. A comparação entre as variáveis região ampliada e FA com os clusters foi feita por meio dos Testes do Qui-Quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher. O nível de significância adotado foi p<0,05.
Resultados: O Cluster 1 foi classificado como redes de atenção à saúde bucal incipientes, (n=109) e o Cluster 2 avançadas (n=96). A maioria dos municípios está classificada no FA 1 e 2, as macrorregiões com maior número de municípios são Sul e Sudeste e as medianas de cobertura foram 100% e 78,1% para cobertura de saúde bucal na APS total e na estratégia de Saúde da Família (ESF). Não houve associação do fator de alocação (p=0,754) e macrorregião (p=0,519) com os clusters. Houve associação com a cobertura de APS total (p=0,038) e ESF (p=0,009).
Conclusão: Os achados sugerem que a cobertura de APS está relacionada com a efetividade da implantação da rede de saúde bucal.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação