CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Comunicações Coordenadas

10/10/2017 - 08:30 - 09:50
Saúde da população LGBTQIA 2

18194 - PESQUISA DIVAS: A CONSTRUÇÃO DE AMPLO INQUÉRITO VOLTADO PARA MULHERES TRANS BRASILEIRAS
LUIZ ALBÉRICO ARAÚJO MONTENEGRO - ENSP/FIOCRUZ, MÔNICA MALTA - ENSP/FIOCRUZ, LUCIANE VELASQUE - UNIRIO


Objetivo: Relatar processo de construção de um estudo epidemiológico abordando travestis/mulheres transexuais de 12 cidades brasileiras.
Método: O questionário piloto foi submetido para avaliação de lideranças e representantes de mulheres transexuais e travestis, sendo amplamente revisado. Posteriormente realizou-se uma pesquisa qualitativa (observações de campo, grupos focais e entrevistas abertas) para identificar horários/locais mais acessíveis à população, ajustar culturalmente formas de abordagem e adequar a pesquisa ao universo socio-cultural a ser acessado.
Resultado: O questionário final inclui termos mais utilizados e perguntas mais relevantes para a população abordada, sem ter excluido escalas e instrumentos validados que compunham o instrumento original. As equipes locais realizaram amplo mapeamento da realidade cultural e social da população antes de iniciar o inquérito. A sensibilização e envolvimento de lideranças e representantes da população alvo facilitou a realização da pesquisa. As demandas da população foram incorporadas pelas equipes locais de diferentes formas: algumas equipes contrataram mulheres transexuais e travestis, outras estabeleceram parcerias diversas para ofertar atendimento em saúde, apoio jurídico, psicológico e social. A equipe do RJ iniciou um amplo projeto de extensão que visa oferecer curso preparatório para ENEM (“Prepara, Nem”) e ofereceu capacitação para funcionários da ENSP/FIOCRUZ.
Conclusões: A parceria entre pesquisadores e representantes da população a ser abordada permitiu o aperfeiçoamento do instrumento utilizado na pesquisa, adequação das estratégias de abordagem, recrutamento e acompanhamento da pesquisa. As demandas por serviços diversos salientam a enorme exclusão e vulnerabilidade de mulheres transexuais e travestis no Brasil.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação