CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Comunicações Coordenadas

10/10/2017 - 16:50 - 18:10
Alimentação e nutrição entre gestantes e nutrizes

19604 - USO DE ÁCIDO FÓLICO NA GESTAÇÃO ENTRE PARTICIPANTES DA COORTE 2015 DE PELOTAS-RS
BÁRBARA HEATHER LUTZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, VANESSA IRRIBAREM AVENA MIRANDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, THAYNÃ RAMOS FLORES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, CAROLINA DE VARGAS NUNES COLL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, MARIÂNGELA FREITAS DA SILVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, ANDRÉA HOMSI DÂMASO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS


Objetivos
Descrever o uso de ácido fólico durante a gestação entre as mães da Coorte 2015 de Pelotas, de acordo com o trimestre gestacional, considerando as recomendações dessa suplementação vigentes no Brasil.
Métodos
Todas as mulheres que tiveram partos nas cinco maternidades de Pelotas-RS no ano de 2015 e residentes na zona urbana do município e bairro Jardim América do Capão do Leão foram convidadas a participar do estudo. Foram entrevistadas 4224 mães nos hospitais, através de um questionário sobre o período pré-natal, incluindo o uso de vitaminas e sais de ferro e seu trimestre de uso.
Resultados
Cerca de 90% das entrevistadas (N=3791) responderam que utilizaram vitaminas na gestação. Dentre estas, 67,5% (IC95% 66,0; 69,0) utilizaram ácido fólico e suas associações em algum momento durante a gestação. A prevalência de uso no primeiro trimestre foi de 85,9% (IC95% 84,5; 87,2), 77,0% (IC95% 75,3; 78,6) no segundo e 82,1% (IC95% 80,6; 83,6) no terceiro.
Conclusões
Os benefícios do uso de ácido fólico no período pré-concepcional são bem estabelecidos, destacando-se a prevenção de defeitos do tubo neural. Porém, existem algumas controvérsias quanto à sua utilização rotineira durante a gestação. No Brasil
(Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Ministério da Saúde) é consenso o seu uso somente até o primeiro trimestre de gestação, entretanto foram observadas altas prevalências de uso durante o segundo e terceiro trimestres da gestação.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação