CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Comunicações Coordenadas

10/10/2017 - 16:50 - 18:10
Serviços de saúde: gestão, média e alta complexidade

16533 - TECNOLOGIA PARA ESPACIALIZAÇÃO DE DADOS DA SAÚDE POR CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL
MARCOS DRUMOND JUNIOR - SMS-SP/CEINFO, MARCELO ANTUNES FAILLA - SMS-SP/CEINFO, MARGARIDA MARIA TENÓRIO DE AZEVEDO LIRA - SMS-SP/CEINFO


O uso de informações geoprocessadas é restrito por necessidades tecnológicas como bases cartográficas digitais, aplicativos especializados e conhecimentos específicos para operação e análise. O Tabwin-MS elabora mapas temáticos a partir da tabulação de dados rotineiros do SUS até abrangência municipal. Menores níveis de agregação dependem de iniciativas locais. Diversas bases de dados contém o código de endereçamento postal (CEP), no entanto, a agregação espacial existente na cidade vai até o terceiro dígito. Nosso objetivo foi produzir uma ferramenta que permitisse a espacialização imediata de dados de CEP por meio da construção de uma divisão territorial da cidade segundo os 4 dígitos iniciais visando a produção de informação para gestão.
Utilizando-se de técnicas de geoprocessamento, a construção partiu da base cartográfica de lotes da Prefeitura de São Paulo, agregados de acordo aos seus CEPs 4 dígitos; identificação dos centróides desses agrupamentos; checagem de inconsistências; complementação e atualização com CEPs recentes em bases permanentes e rotineiras com incorporação de seus respectivos centroides; finalizando com a construção territorial de polígonos CEP4 utilizando a técnica de Voronoi.
O arquivo geográfico final com 432 zonas CEP4 foi incorporado no Tabwin-Geo como opção na espacialização automática de tabulações de bases municipais. Testes de análise foram realizados na construção de mapas origem-destino e de áreas de influência de unidades de saúde em diferentes bases de dados.
A ferramenta permite espacialização de bases de dados com CEP e amplia as possibilidades de análises espaciais descentralizadas importantes na compreensão e gestão para promoção da equidade na cidade.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação