CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!
Acesse sua área restrita para imprimir.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Consulte a grade completa do evento.

CONVIDADOS
Conheça os palestrantes confirmados.

ANAIS DISPONÍVEIS
Clique e confira!
Já é inscrito no EPI 2017?


Página Inicial

Notícias do Congresso

Comissões

Inscrições

Orientações para os Trabalhos

Programação

Cursos e Oficinas

Convidados

Local do Evento

Turismo e Hospedagem

Apoio Institucional

Associe-se à Abrasco

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Resultado na área restrita do autor.

Notícias




Comunicações Coordenadas

11/10/2017 - 08:30 - 09:50
Saúde da criança: mortalidade infantil

18930 - IMPACTO DA CRISE ECONOMICA E DA AUSTERIDADE FISCAL NA MORTALIDADE INFANTIL: SIMULANDO CENARIOS
DAVIDE RASELLA - INSTITUTO GONÇALO MONIZ (CPQGM) - FIOCRUZ BAHIA, THOMAS HONE - IMPERIAL COLLEGE LONDON, ROMULO PAES-SOUSA - UNDP-RIO+, DANIEL VILLELA - PROCC - FIOCRUZ RJ, MICHAEL HARHAY - PENN UNIVERSITY, CHRISTOPHER MILLET - IMPERIAL COLLEGE LONDON


Objectivos. Prever os efeitos da crise econômica sobre a mortalidade em menores de 5 anos (U5MR) nos próximos 10 anos no Brasil e simular os efeitos de reduções/aumentos na cobertura do Programa Bolsa Familia (PBF) e Estrategia de Saude da Familia (ESF).
Métodos. Modelos de microsimulação com todos os 5570 municípios brasileiros como unidade de análise no período 2016-2025. Aproveitámos os dados e estimativas da eficácia do BFP e do ESF a partir da nossa precedente publicacao no Lancet. O aumento ou a diminuição da cobertura do BFP e do ESF foram assumidos como 10% do seu valor anual ou como cenarios de reducao plausiveis. As estimativas foram ajustadas para os valores de todas as covariáveis ​​socioeconômicas relevantes, dos quais foram estimados shocks e trends.
Resultados. Caso a crise econômica aumente consistentemente as taxas de pobreza, como sugere um recente relatório do Banco Mundial, uma expansão dos dois programas mitigaria suas conseqüências, com uma reducao da U5MR média dos municípios de 4,7% (IC95% 3,7-5,6%) - no final do período - do que se ambos os programas fossem mantidos com uma cobertura constante. Em caso de reduções de cobertura do BFP e do ESF - devidas a medidas de austeridade fiscal - a U5MR será 9,9% (IC95% 8,8-11,2%) maior do que com uma cobertura estável.
Conclusões. Medidas de austeridades fiscal vão ser responsáveis por milhares de óbitos de crianças ao longo do período de estudo, enquanto um aumento da protecao social poderia acrescentar a resiliencia aos efeitos da crise.


Realização:


Patrocínio:


Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação